Soluções de AGTICs permitem acompanhamento de disponibilidade de leitos, procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas
AGTICs desenvolveram uma série de solução para que o Governo do Estado faça uma melhor gestão na saúde pública: Painel para Acompanhamento dos Leitos, o painel de monitoramento de casos de urgência e emergência e o painel de monitoramento de procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas. Este conjunto de ações dos AGTICs foi o grande vencedor do Prêmio Case de Sucesso, promovido pelo 4CIO Public Setors. O evento reuniu cerca de 150 gestores de órgãos públicos de todo o País e 29 projetos foram submetidos à premiação.
O Painel para Acompanhamento dos Leitos informa, em tempo real, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em todo o Estado, utilizando indicadores de ocupação, tendência de ocupação, mapa de calor por cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e por município que tem leitos geridos pelo Governo do Estado. O sistema também fornece aos gestores de saúde dados como especialidade das internações, idade do paciente e tipo de leito.
O objetivo da solução é auxiliar a tomada de decisão dos gestores e secretários para melhorar a disponibilidade de vagas e o atendimento para os cidadãos. Com as informações de disponibilidade e ocupação, eles podem fazer mudanças de configurações para atender à demanda do momento.
Uma solução semelhante foi aplicada para o monitoramento de casos de urgência e emergência. Um painel exibe aos gestores a situação de lotação das unidades de saúde de todos os hospitais geridos pelo Estado, o que permite a tomada de decisão sobre o encaminhamento de pacientes com base em dados em tempo real.
Também foi desenvolvido um painel de monitoramento de procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas que permite otimizar o tempo de marcação de consultas e exames. Antes da solução, um paciente demorava, em média, 60 dias para agendar uma consulta ou exame. Hoje, o tempo é de, aproximadamente, 2 dias.