Solução de AGTICs é finalista em prêmio nacional


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Um case da Secretaria de Saúde de Pernambuco desenvolvido por AGTICs foi selecionado como finalista do Prêmio Case de Sucesso, com apresentação no 4CIO Public Setors, que ocorre entre os dias 17 e 21 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR). O evento vai reunir cerca de 150 gestores de órgãos públicos de todo o País. Foram submetidos 29 projetos. Seis estão como finalistas, inclusive o dos AGTICs. O vencedor será anunciado durante o encontro.

O case inscrito reúne três soluções que proporcionaram redução do tempo de resposta e de encaminhamento de paciente da rede estadual de saúde. A primeira diz respeito ao Painel para Acompanhamento dos Leitos, que informa, em tempo real, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em todo o Estado, utilizando indicadores de ocupação, tendência de ocupação, mapa de calor por cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e por município que tem leitos geridos pelo Governo do Estado. O sistema também fornece aos gestores de saúde dados como especialidade das internações, idade do paciente e tipo de leito.

O objetivo da solução é auxiliar a tomada de decisão dos gestores e secretários para melhorar a disponibilidade de vagas e o atendimento para os cidadãos. Com as informações de disponibilidade e ocupação, eles podem fazer mudanças de configurações para atender à demanda do momento.

Uma solução semelhante foi aplicada para o monitoramento de casos de urgência e emergência. Um painel exibe aos gestores a situação de lotação das unidades de saúde de todos os hospitais geridos pelo Estado, o que permite a tomada de decisão sobre o encaminhamento de pacientes com base em dados em tempo real.

Também foi desenvolvido um painel de monitoramento de procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas que permite otimizar o tempo de marcação de consultas e exames. Antes da solução, um paciente demorava, em média, 60 dias para agendar uma consulta ou exame. Hoje, o tempo é de, aproximadamente, 2 dias.

« Voltar