Projeto IPv6 da Rede de Pernambuco desenvolvido por AGTICs é selecionado pelo LACNIC


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Um projeto desenvolvido por Analistas em Gestão de TIC (AGTICs) foi selecionado na 10ª edição do evento Reto IPv6, realizado pela LACNIC – organização não-governamental de Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe. O desafio contou com a participação de oito países, onde 24 projetos foram inscritos e apenas dois foram selecionados, entre eles, o projeto de IPv6 da rede do estado de Pernambuco, elaborado para atender as necessidades e serviços do PE-Conectado II.

Responsável por coordenar os analistas de redes para implantação do novo protocolo de rede (IPv6) de Pernambuco, Wesley Melo explica que a iniciativa visa atender a visão estratégica do Estado sobre questões de conectividade, especialmente após as limitações apresentadas pelo protocolo IPv4 na capacidade de endereçar e conectar dispositivos. O projeto foi feito em conjunto por AGTICs que compõem a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e a VECTRA, empresa que presta o serviço de operação da rede corporativa do Estado.

“Minha função foi direcionar, implantando a visão de como os dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) deveriam estar conectados, estruturadas, usando o novo protocolo IPv6. Isso nos leva a pensar que é um trabalho muito estratégico para o estado de Pernambuco na questão de rede, porque fizemos o desenho de como essas coisas deveriam se conectar olhando para um crescimento da rede em 30 anos. Assim, o objetivo do projeto foi prover a estrutura de endereçamento na rede, dando o primeiro passo para uma estrutura de comunicação voltada a suportar cidades inteligentes”, pontua Wesley.

O novo protocolo é capaz de ampliar a capacidade de endereçamento IP (Internet Protocol), proporcionando a implantação de novas tecnologias, como a Internet das Coisas. “Não falo só de celulares e servidores, mas de possibilitar o futuro, com sensores, portas, postes inteligentes, sensores de temperatura espalhados pelo estado, de pluviometria, detectores de fumaça, etc. Uma infinidade de coisas que hoje já se vê como realidade, mas agora trazendo em ambientes locais”, acrescenta Wesley.

O desafio IPv6 é uma iniciativa criada pela comunidade técnica da América Latina e apoiada pelo LACNIC, para reconhecer o trabalho de organizações que começaram a implementar o IPv6 nas suas redes. A concorrência, por sua vez, consistiu em fazer as tarefas propostas pelo desafio como impulso para a implementação do protocolo ou para avançar nesse processo.

PE-Conectado

O PE Conectado é uma rede corporativa que provê os serviços de comunicação de voz e dados, com redução de custos, o que facilita a gestão pública tanto no controle das despesas de telecomunicações quanto na utilização técnica destes recursos junto a todos os órgãos usuários com abrangência em Pernambuco.

« Voltar