Projeto de AGTIC conquista o 1º lugar no Prêmio Usina Pernambucana de Inovação


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Foto: Flávio Japa/SEI

O AGTIC Rafael Soares é um dos responsáveis pelo projeto vencedor do Prêmio Usina Pernambucana de Inovação. O “SGI: Sistema de Governança Institucional da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes”, coordenado por Rafael, é um projeto de transformação digital da Superintendência Especial de Licitações e Contratos da prefeitura e se destacou entre outros 24 projetos que concorreram ao maior prêmio de inovação para o setor público de Pernambuco. A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira (04) no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

“Diminuímos em 67% nossos prazos de contratação e devemos melhorar ainda mais nos próximos meses, pois tornamos o processo 100% digital. Durante a emergência das chuvas em 2022, com a aplicação de práticas de gestão ágil de projetos, reduzimos de 20 para 5 dias o prazo para realização de uma dispensa emergencial e foram realizados 17 processos de contratação em 30 dias de força-tarefa, garantindo assistência à população atingida em tempo recorde na Prefeitura”, destaca Rafael Soares, que ocupa o cargo de Superintendente da SULIC (Superintendência Especial de Licitações e Contratos de Jaboatão dos Guararapes).

Rafael explica que em 2017, não havia apoio de nenhum software de gestão, ou um portal de licitações para auxiliar o município. Todo o monitoramento era feito em planilhas, os processos, 100% em papel, o que gerava extravios frequentes e morosidade. “Essa ineficiência atrasava os processos de contratação, porque acabava atingindo a prestação de serviços direto ao cidadão. Em 2018, criamos o SGI, uma solução de gestão de negócios que automatiza e controla todo o fluxo de processos de licitação e contratos do município”, explica.

PREMIAÇÃO – Rafael e equipe receberam do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Fernando Jucá, o certificado de premiação e destacou a importância do papel dos servidores públicos na melhoria da prestação do serviço à população.

« Voltar