Nova direção da Asserti-PE toma posse comprometida com luta pela valorização da categoria
Ocorreu nessa sexta-feira (18) a cerimônia virtual de posse da nova diretoria da ASSERTI-PE, eleita por voto digital no último dia 9. Por causa da crise do Coronavírus, o evento ocorreu por videoconferência e foi marcado pelo sentimento de necessidade de valorização da categoria.
O novo presidente, Fausto Feitosa, lembrou que a categoria está há seis anos sem reajuste salarial, com acumulado de aproximadamente 38% de inflação. Ele lembrou que a categoria de Analistas em Gestão de TIC (AGTIC) é composta por 131 servidores gestores de TI, distribuídos em 21 órgãos, sendo que 83% deles têm pós-graduação Stricto Senso (mestrado e doutorado) e Lato Senso (especialização). “Somos uma categoria que tem conhecimento e formação para assumir diversos cargos no Estado, sem falar que, na nossa especificidade, não deveria existir um gestor de TI que não fosse um AGTIC”, defendeu.
Ele também destacou que esta é a primeira diretoria sem membro efetivo lotado na ATI e falou dos desafios de assumir a presidência. “Fui diretor na gestão passada e acompanhei de perto o quanto é difícil e solitária a missão de representar uma categoria que vem ao longo de 15 anos se desmotivando e se desmontando. Resolvi enfrentar esse desafio, porque eu acredito que a gente mereça mais e porque este aqui é meu presente, então é preciso lutar enquanto aqui ainda estiver. Nós somos o governo digital e vamos trabalhar cada vez mais para que isso seja mostrado para a sociedade”, disse.
A diretora adjunta da ATI, Sandra Lubambo, participou do evento representando a presidente da ATI, Ila Carrazone. Também marcaram presença a procuradora Socorro Brito (corregedora-geral da PGE-PE), a procuradora Roberta Azevedo (procuradora-chefe do Núcleo da Dívida Ativa da Procuradoria da Fazenda e Diretora da APPE) e o Analista Governamental Cristian Alvez (gestor de Planejamento da PGE-PE). A procuradora Roberta Azevedo se prontificou a contribuir com a categoria através da sua experiência há 3 anos na diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE).
PAUTAS DA NOVA GESTÃO
Fausto defendeu a necessidade de fortalecer a categoria e de que os AGTICs se conheçam, já que estão pulverizados nos órgãos do governo. Também afirmou que a nova gestão vai lutar pelo reajuste salarial (ainda que seja, inicialmente, na forma de gratificação), contratar serviços pontuais de assessoria jurídica em busca de garantia de direitos e lutar pela ocupação de espaços realmente dignos da especialidade e competência dos AGTICs.
Confira os membros da nova gestão
> Diretoria:
Diretor-Presidente: Fausto José Feitosa Barbosa Gominho
Diretor Administrativo-Financeiro: Polyana Lima Olegario
Diretor de Articulação Institucional: Álvaro Farias Pinheiro
Diretor Sociocultural e de Comunicação: Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Primeiro Diretor Suplente: Eduardo Vinícius de Figueiredo Salvador
Segundo Diretor Suplente: Abelardo José Vareda Lapenda Filho
> Conselho fiscal:
Fabiano Roberto Boucas Mota Leal
Eduardo Rego de Miranda
Ricardo Antonio Teixeira da Fonseca
Aristides Vicente de Paula Neto (Suplente)