Governo Digital de Pernambuco – Carta aberta à sociedade pernambucana
Há 15 anos, os Servidores Públicos de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco vêm trabalhando na ampliação, consolidação e eficiência de um Governo Digital Presente, gerando economia e eficiência a partir de soluções tecnológicas voltadas para a otimização da máquina pública e materializadas em resultados práticos e numerosos em favor do bem estar social. Este processo de Transformação Digital foi ainda mais acelerado e de extrema necessidade durante a pandemia da COVID-19. Quem precisou do Governo Físico, nos meses de isolamento social, em quase todos os casos, só encontrou de portas abertas, 24 horas, sete dias da semana, os serviços do Governo Digital Presente no pe.gov.br.
Somos a categoria de servidores criada com a missão, vocação e dever de promover de fato a Transformação Digital. Ajustando, aprimorando e reconstruindo o Governo Físico para sua versão no mundo digital. Versão mais robusta, mais acessível, mais transparente, de maior cobertura no atendimento ao cidadão. Aberto 24h e em qualquer lugar com internet. Nosso quadro conta com 85% dos membros com titulação de especialização, mestrado e/ou doutorado. Cerca de 60% do quadro atua em cargos de liderança, governança ou decisão. Entregamos excelentes resultados em todas as áreas do governo: Saúde, Educação, Defesa Social, Trânsito, Transportes, Cultura, Gestão Financeira e Equilíbrio Fiscal, e etc. Porém nossos vencimentos estão abaixo de categorias semelhantes no Estado. Estamos afetados por uma defasagem inflacionária de mais de 40%. Passamos, neste instante, pelo mais longo congelamento salarial, iniciado em 2014, cenário que acelerou de forma intensa os pedidos de exoneração para os salários atrativos do setor privado internacional e nacional. Um acumulado de 37% a menos de analistas em relação ao total de vagas abertas em dois concursos. Qual categoria passa por este desalinhamento com a realidade mundial e ainda resiste?
Durante a pandemia, os AGTICs continuam envolvidos em grandes soluções aplicadas pelo Governo do Estado para garantir a continuidade e a melhoria dos serviços públicos. Entregamos, em caráter emergencial, serviços demandados pelas novas necessidades que a pandemia trouxe. Sempre que um cidadão entra em uma das centenas de prédios virtuais no Governo Digital Presente no pe.gov.br, é com a atividade de TI pública que ele está se relacionando. É com a missão, vocação e dever dos AGTICs que ele está sendo beneficiado. Seja ligando para o 190, fazendo a matrícula do filho na escola, procurando um leito no hospital, licenciando seu veículo, utilizando um ônibus. A TI está em todo lugar, a qualquer hora.
Nós, ANALISTAS EM GESTÃO DE TIC (AGTIC), reivindicamos que o Governo de Pernambuco reavalie a estratégia adotada e que recuperemos o nível de excelência na consolidação do Governo Digital Presente da forma como a sociedade precisa e merece. O Governo Digital e a Transformação Digital são feitos por pessoas, por AGTICs!
Associação dos Servidores de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ASSERTI-PE)