Deputada reconhece falta de valorização dos profissionais de TI no Governo
Do Diário Oficial
A deputada Teresa Leitão (PT) fez um apelo, na Reunião Plenária desta quarta (9), para que o Governo de Pernambuco ofereça uma resposta satisfatória à campanha salarial dos servidores de carreiras de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com ela, os analistas de gestão estão há oito anos sem aumento e existe risco de evasão de profissionais qualificados em busca de melhores oportunidades.
Ao destacar a importância estratégica da área de TI para a soberania nacional e a preservação de dados da população, a parlamentar acentuou a defasagem salarial da categoria no Estado. Também lembrou que, apenas em 2021, a inflação foi de 10%. De acordo com a petista, diante desse cenário, das 269 pessoas aprovadas em concursos para analista de gestão, apenas 130 seguem ativas.
“A fuga de cérebros nas áreas da tecnologia e da educação foi acelerada na pandemia. Num mundo globalizado, as pessoas que não se sentem valorizadas no seu país podem migrar, e o investimento público feito nelas vai embora”, disse a parlamentar, alertando para o risco de “apagão nos serviços”.
Para Teresa Leitão, o quadro atual não condiz com o avanço registrado por Pernambuco com a implementação do Porto Digital e o momento de transição tecnológica em todo o planeta. Ela pediu pressa ao Governo e à Secretaria de Administração em responder às reivindicações, já que o ano eleitoral impõe períodos e limites para a concessão de reajustes pela gestão pública.
“É preciso investir nos servidores que, além de qualificados, possuem compromisso social e querem fazer uma tecnologia que melhore e dê segurança à vida das pessoas”, emendou.