Coronavírus: ferramentas ajudam o trabalho em casa
Diante do cenário de isolamento social gerado pelo novo Coronavírus, muitas pessoas estão sendo liberadas para trabalhar de casa. Há diversos mecanismos que garantem a segurança e o acesso remoto aos sistemas de empresas e órgãos do governo. A VPN (Virtual Private Network) é um exemplo dessas soluções. Para quem não tem o recurso, a ASSERTI-PE listou ferramentas para a comunicação remota. Algumas foram, inclusive, liberadas pelo fabricante para o uso gratuito.
GOOGLE HANGOUTS: ferramenta para conferências, aulas e reuniões online. A empresa liberou gratuitamente a plataforma para até 250 pessoas simultaneamente.
MICROSOFT TEAMS: a plataforma da Microsoft possibilita o uso de chat, compartilhamento de arquivos e chamadas com vídeo. Há uma versão específica para profissionais de TI. Com o surto do coronavírus, a ferramenta foi liberada gratuitamente por 6 meses.
CISCO WEBEX: o aplicativo de videoconferência disponibilizou uso ilimitado, sem restrições de tempo. Suporta até 100 participantes.
SLACK: startup lançada em 2014, foi criada para ajudar empresas a melhorarem sua comunicação interna. É possível criar times, criar canais de comunicação dentro dos times, mandar mensagens privadas e outras funções de forma gratuita.