AGTICs se destacam nacionalmente com Gestão de TI para Lei Aldir Blanc
Analistas em Gestão de TIC (AGTICs) estão envolvidos na preparação de ambiente tecnológico para execução da Lei Aldir Blanc, criada no âmbito federal para conceder auxílio financeiro ao setor cultural durante a pandemia do Coronavírus. Eles fazem parte de um grupo de especialistas de todo o Brasil, que uniram esforços para desenvolver e disponibilizar uma plataforma para a operacionalização, cadastramento, homologação e a concessão do benefício, e assumiram a liderança na elaboração e coordenação do projeto nacional de desenvolvimento da Plataforma Mapas Culturais.
A Lei 14.017/2020 prevê repasses financeiros na ordem de R$ 3 bilhões do Governo Federal para Estados e Municípios com o objetivo de ajudar trabalhadores da cultura, espaços culturais, coletivos e empresas culturais que comprovarem ter interrompido as atividades durante a pandemia. Para Pernambuco, foi realizado o repasse no total de R$ 143 milhões.
No Estado, o uso da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco foi resultado de um esforço conjunto com a Secretaria de Cultura. Houve a aplicação da metodologia de Arquitetura Corporativa, aplicada para identificar a solução mais viável, fazer levantamento dos possíveis cenários e apontar as lacunas de desenvolvimento necessários à disponibilização da tecnologia para o cadastramento e processamento dos interessados em receber o benefício. A equipe composta por AGTICs atuou desde o direcionamento estratégico até a preparação e disponibilização do ambiente tecnológico.