AGTICs participam da nova solução da Rede de Telemática do Estado


icone facebook icone twitter icone whatsapp

O Governo do Estado desenvolveu mais uma nova versão da solução para integrar os serviços de telecomunicações e informática (telemática) com ampla participação dos Analistas em Gestão de TIC (AGTICs). Trata-se do PE Conectado II, que mantém unificada a contratação deste tipo de serviço, resultando em mais agilidade, economia de recursos e eficiência, sem contar com a oferta das mais recentes tecnologias da área.

O modelo de aquisição centralizado e compartilhado foi criado em 2000. Antes disso, cada órgão ou entidade fazia a contratação individualizada dos serviços de telecomunicações, muitas vezes com preços distintos para o mesmo serviço e com conexões limitadas.

O analista em Gestão de TIC e Gerente de Temática do Estado na Secretaria de Administração de Pernambuco, Joseilson Albuquerque de França, explica que, com a solução do PE Conectado II, toda a demanda corporativa do Estado relacionada à telemática ficou dentro do programa. “A contratação única permitiu baratear o custo dos serviços, integrar a rede do Estado e um controle maior do uso do serviço para evitar desperdício, como limitar seu uso apenas para atividades de interesse do Estado”, detalha.

O contrato abrange os Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive Fundacional. Até os Poderes Judiciário e Legislativo Estadual, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado podem optar por participar do serviço a partir de convênios específicos celebrados com o Governo do Estado.

Em 2019, o Governo do Estado deu início à licitação do PE Conectado II, que foi dividida em cinco lotes para ampliar a concorrência. Analistas em Gestão de TIC (AGTICs) tiveram grande participação na Comissão Técnica que elaborou todo o termo de referência com as especificações técnicas exigidas das empresas que quisessem participar da concorrência, ocupando a coordenação e execução dos trabalhos em praticamente todo o processo, como também tiveram papel preponderante na Comissão de Licitação. Hoje, a Secretaria de Administração faz a gestão contratual e a ATI que faz a gestão técnica da Rede de Telemática Estadual.

Este novo contrato, além manter os serviços já bem conhecidos como telefonia fixa, links de comunicação de dados e telefonia móvel, entre outros, está oferecendo serviços inéditos para usufruto do Estado, como o serviço de Comunicação Unificada, que já está sendo utilizado de forma antecipada pelos órgãos do Executivo. Eles estão experimentando um pouco de seu poder em oferecer ferramentas de comunicação, conhecidas por nós de forma separada, em uma solução única (integração de telefonia fixa, móvel, chat de mensagens e webconferência). A solução de Comunicação Unificada a ser oferecida pelos vencedores do lote que contempla este serviço é denominada Circuit, da empresa Unify. Outros serviços novos serão oferecidos, como serviços de Contact Center e soluções de segurança que vão dar um avanço significativo, aumentando cada vez mais a conectividade de forma estável e segura.

Os já conhecidos serviços de telefonia fixa e de comunicação de dados também têm novidades. Eles passarão a oferecer recursos novos e de maior capacidade, pois, como exemplo, o link de menor velocidade a ser oferecido pelo contrato será de 10Mbps, e com preços muito abaixo dos praticados no contrato anterior, um grande avanço de tecnologia e redução de custo para o Estado, que poderá oferecer seus serviços à população pernambucana com maior qualidade e eficiência. Na telefonia fixa, novos tipos de aparelhos que procuram oferecer maior flexibilidade e atender os anseios de muitos que necessitam de novas opções para este serviço.

« Voltar