AGTICs oferecem solução para projeto de digitalização de fotografias
AGTICs disponibilizaram um portal que foi utilizado pelo projeto Digitalização da Coleção Fotográfica do Museu da Imagem do Som de Pernambuco (MISPE), de autoria da museóloga e historiadora Chaylane Marques e da produtora cultural Keyse Menezes. Mais de 1.300 imagens foram digitalizadas e estão disponíveis para acesso do público através do site: www.acervo.pe.gov.br/index.php/colecao-iconografica. A coleção preserva a memória artística e histórica do Estado com registros de manifestações artísticas de variadas linguagens, como cinema, música, teatro e exposições.
A solução foi disponibilizada inicialmente para arquivar e publicar os documentos da Comissão da Verdade, instalada em Pernambuco para investigar as violações de direitos humanos no Estado durante o período da ditadura. Agora, foi aplicada para a coleção de fotografias.
A plataforma conta com duas ferramentas: uma de preservação, que segue normas internacionais para arquivos de documentos, garantindo a guarda segura deles, e uma de descrição e publicação para acesso do público. O portal foi implantado a partir de uma ferramenta reconhecida mundialmente, desenvolvida com apoio de instituições como a Unesco e a Universidade Harvard. Os AGTICs envolvidos no projeto também deram treinamento interno para a utilização do portal e alimentação dele com os registros. Parte da coleção disponibilizada é acessível para pessoas com deficiência a partir de audiodescrição para cegos.