AGTICs lotados na Secretaria Estadual de Saúde desenvolvem solução para zerar fila de cirurgias eletivas


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Analistas em Gestão de TIC (AGTICs) desenvolveram uma importante solução para apoiar o Programa Opera Mais Pernambuco, que tem como objetivo zerar a fila de cirurgias eletivas do Governo de Pernambuco, gerada pela pandemia do Coronavírus. Na primeira etapa, será gerado um banco de dados de todas as cirurgias pendentes desde março 2020, quando iniciou oficialmente a pandemia no Estado, através da Plataforma OPERA +, que atende tanto ao cidadão, quanto à equipe de suporte, apoio e gestão das cirurgias, da Secretaria Estadual de Saúde.

Em apenas 20 dias, a Diretoria Geral de Inovação e Informatização em Saúde (DGIIS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que tem no time oito AGTICs, apresentou a solução ao Governo. A meta é realizar 50 mil cirurgias até dezembro de 2022, um volume de procedimentos nunca feito em um período de tempo tão curto pelo Estado. Os AGTICs estão cuidando de todo o projeto de desenvolvimento, manutenção e evolução da Plataforma, bem como da infraestrutura, processo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões do projeto, através do BI Opera +.

A Plataforma integra-se com a base de dados do sistema CMCE (Sistema de Filas de Consultas, Exames e Cirurgias do Estado) e vai coletar os dados dos cidadãos que estão com demanda reprimida de cirurgias, por causa da pandemia.

O site pode ser acessado no endereço: https://operamaispernambuco.saude.pe.gov.br

« Voltar