AGTICs disponibilizam solução para trabalho remoto de servidores


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Por causa da pandemia do novo coronavírus e da necessidade do isolamento social, o Poder Executivo Estadual precisou migrar em poucos dias o trabalho presencial de centenas de servidores públicos para o modelo remoto. Isso foi possível por meio da atuação de Analistas em Gestão de TIC (AGTICs), responsáveis por uma solução que permitiu aos servidores em home office o acesso a ferramentas exclusivas do Governo do Estado, como o sistema contábil e financeiro do Estado e de folha de pagamento.

O Acesso.ati começou a ser estudado quando houve o surgimento dos primeiros casos da doença no Estado e a solução estava pronta antes do decreto editado pelo governador que previa o teletrabalho.

“Tínhamos que oferecer uma solução que não precisasse instalar algo, porque as pessoas têm computadores com sistemas diferentes, e que fosse fácil de configurar e de usar, já que não teríamos como dar suporte a uma quantidade grande de usuários”, explica o AGTIC e gerente de Infraestrutura e Serviços da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Ariano Batista Neves.

Foi disponibilizada, então, uma solução utilizando um proxy que, instalado no navegador, permite o acesso aos sistemas restritos do Governo do Estado por meio de um login e senha que os servidores já possuem por causa do sistema interno de tramitação de documentos. A solução oferecida pelos AGTICs permitiu a continuidade do trabalho do Governo assegurando aos servidores a segurança do isolamento social.

« Voltar