AGTICs desenvolvem solução para otimizar compartilhamento de dados
Analistas em Gestão de TIC desenvolveram para o Governo do Estado uma nova plataforma que vai otimizar o compartilhamento de dados: o Big Data PE. Toda a plataforma foi pensada em sintonia com a Política Estadual de Compartilhamento de Dados, que será lançada em breve e estabelecerá os níveis de compartilhamento dos dados. Mais de 10 AGTICs estão envolvidos no projeto, categoria que também foi responsável por levantar a ideia de criação da plataforma.
O projeto começou a partir de uma parceria da ATI com a Secretaria de Saúde, que já tem dados hospedados na plataforma e, a partir de abril, os demais órgãos do Estado poderão utilizar a plataforma para inserir, compartilhar e consumir dados disponíveis no ambiente.
Para se ter um exemplo, no caso da Saúde, há a necessidade de compartilhar, diariamente, dados com a imprensa, órgãos de controle interno e externo e instituições de ensino e pesquisa, além da sociedade civil. Com a plataforma, os dados que não têm restrição prevista em Lei estão acessíveis, com maior governança, para os órgãos e entidades do Estado.
Quando estiver totalmente alimentado, o Big Data PE permitirá que todos os órgãos do Estado que têm a necessidade de compartilhar dados estejam integrados e possam compartilhar suas informações em um único espaço para acesso, respeitando, claro, a legislação vigente, sobretudo a Política de Proteção de Dados. A centralização das informações reduzirá a redundância de dados e a burocracia para acessá-los, dando mais celeridade aos projetos que forem desenvolvidos a partir deles. Além disso, possibilitará a economia de recursos financeiros.