AGTIC da PGE-PE troca experiência com Procuradoria Geral do Município


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Integrantes da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e da Procuradoria Geral do Município do Recife (PGM Recife) fizeram essa semana uma reunião para iniciar o compartilhamento de sistemas desenvolvidos pela PGE-PE para conferir mais eficiência no combate à sonegação fiscal. Os sistemas foram desenvolvidos pela Coordenação de Sistemas, Automação Digital e Inovação (CSI), que conta com três AGTICs, entre eles o coordenador, Álvaro Pinheiro, que participou do encontro.

Desde 2018, a equipe da CSI desenvolveu 33 aplicações de automação digital, 14 motores de inteligência artificial e 20 painéis aplicando Business Intelligence com o trabalho em conjunto dos AGTICs, procuradores do Estado e desenvolvedores da CSI. Foi feito, por exemplo, o ranqueamento da dívida ativa e o aprimoramento da cobrança com foco na fatia recuperável do crédito.

A automatização de procedimentos trouxe grandes resultados: somente uma das aplicações é capaz de executar em dois minutos a busca e extração de documento no e-Fisco para inserção no processo judicial, que roda em outro sistema. A mesma tarefa precisaria ser executada por uma pessoa em, pelo menos, 10 minutos.

“No início eu colocava a mão na massa, desenvolvendo as soluções, pois não existia a coordenação de sistemas na Procuradoria. Aos poucos, ela foi se tornando relevante devido às entregas, até chegar o reconhecimento da sua necessidade e valor dentro da PGE. Depois, com esse reconhecimento, veio aos poucos o surgimento dessa área com a entrada de novos componentes e aumentando as áreas de atuação”, comenta Álvaro.

« Voltar