AGTIC inova com automação do processo de contratação pública na Prefeitura do Jaboatão
AGTIC lotado na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é responsável pelo projeto que criou o Sistema de Governança Institucional (SGI), solução que automatizou todo o processo de contratação pública do município. Com a implantação de tecnologias de BPMS, ECM, Portais e BI, o prazo do trâmite de licitações e formalizações de contratos e aditivos diminuiu 40% e o de contratações diretas caiu 67%.
Até então, a Prefeitura não tinha sequer um portal de licitações em operação. Os editais eram solicitados e encaminhados por e-mail e os avisos pregados ficavam em um quadro na parede do prédio onde funcionava o setor.
Até 2017, o acompanhamento de todos os processos de licitação, contratação direta e formalização de contratos, atas de registro de preços e aditivos era feito de forma manual em planilhas.
Além do portal de licitações do município criado ainda em 2017, foi implantado, em 2018, um sistema de BPMS, permitindo que toda a fase de análise e correções dos documentos fosse realizada de forma totalmente digital e rastreada, identificando gargalos e possibilitando a melhoria contínua dos processos do setor de contratações a partir de indicadores.
O SGI inclui ainda o cadastro de contratos, atas e parcerias, e está disponível para acesso de todas as secretarias municipais. Recentemente, foi integrado ao Portal da Transparência e à solução de gestão de documentos (ECM), adquirida pela Prefeitura. Estas últimas ações permitem, agora, a realização do processo de contratação sem a utilização de papel em todo o seu curso.
O projeto prevê nas próximas etapas a integração com outros sistemas da prefeitura, como o sistema financeiro/contábil e o de gestão de pessoas, a criação de um cadastro de fornecedores e de um sistema de gestão e fiscalização contratual, bem como a completa adequação à nova lei de licitações.