AGTIC apresenta soluções em palestra sobre sistemas de inteligência artificial promovida pela PGE
O AGTIC Álvaro Pinheiro participou do encerramento do ciclo de palestras sobre inteligência artificial (IA), promovido pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, no último dia 19 de junho. Com o tema “Inteligência Artificial: uma visão na técnica”, Álvaro, que é Ph.D. em Engenharia da Computação pela UPE, ministrou a palestra em conjunto com o professor da Escola Politécnica da UPE Fernando Buarque de Lima Neto, que é Ph.D. em IA pela Universidade de Londres.
Durante o encontro, Álvaro Pinheiro, que é lotado na PGE através da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), onde atua na Coordenação de Sistemas, Automação Digital e Inovação (CSI), relatou as experiências executadas na Procuradoria e apresentou sete soluções desenvolvidas para otimizar processos cujos problemas, por sua complexidade, somente poderiam ser resolvidos com o uso de IA.
Algumas dessas soluções receberam o nome de personalidades da música pernambucana, como forma de homenageá-las. É o caso da automação robótica de processos (RPA) Capiba, que atua no núcleo de demandas repetitivas; e da IA Lia, que otimiza a busca por processos relevantes no núcleo de sucessões e doações, e condecora a rainha da ciranda Lia de Itamaracá.
Foram apresentadas, ainda, as IAs Rating, desenvolvida para classificar a dívida ativa do Estado; a Ana, responsável por sumarizar os processos do núcleo de saúde; e o Checklist, que verifica os documentos constantes nos processos em trâmite na procuradoria consultiva. Além disso, Pinheiro explicou que se encontram em desenvolvimento a IA Citações, que tem como objetivo encontrar o melhor endereço para o envio das cartas de citação, e a IA Sonegadores, que visa subsidiar o núcleo de inteligência fiscal com informações sobre os devedores contumazes.
Ainda no evento, foram apresentados sistemas desenvolvidos pela CSI por meio do Laboratório de Inovação Governamental (LiGOV), o qual, ao longo dos anos, firmou diversos convênios que possibilitaram a evolução dos engenhos de IA, além de parcerias com a UPE, como o Sala de Aula Aberta (SAA) e o Programa de Extensão Tecnológica do Governo (Pet-GOV), hoje denominado de Jornada de Integração Governo e Academia (JIGA) pela Usina Pernambucana de Inovação.
Álvaro Pinheiro considera uma grande responsabilidade saber que os sistemas desenvolvidos e implantados na PGE/PE viraram uma referência tecnológica para outras procuradorias do país. “Recebemos visitas técnicas e solicitações de cooperação tecnológica de várias procuradorias estaduais e municipais durante esses últimos anos, como por exemplo integrantes da PGE/AM e da PGE/SE, esse último na fase de tratativas. A PGE/PE, sempre que possível, busca compartilhar o conhecimento tecnológico adquirido com modernização e inovação realizada na CSI através do LiGOV”, concluiu.