A importância da retenção de talentos para a Transformação Digital do Poder Público
Em artigo de opinião publicado pelo JC, a jornalista Priscila Lapa, doutora em Ciência Política, levantou um tema importante e urgente: tornar os serviços públicos digitais simples e acessíveis para toda a população, sempre pensando também na universalização dos serviços para quem ainda não tem acesso à internet nem letramento digital. A Transformação Digital do governo precisa ocorrer sem recorte social. O olhar para a perspectiva socioeconômica na implementação de políticas públicas de Governo Digital reforça a importância dos servidores de carreira, pois uma das frentes para garantir a Transformação Digital em sintonia com a inclusão digital é a estruturação da carreira de TI estadual para reter os talentos.
Os servidores de carreira possuem um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pela administração pública. Envolvê-los no processo dá a garantia de que as políticas serão mais alinhadas com a realidade operacional e poderão ser implementadas de forma mais eficaz. Além disso, a valorização destes servidores incentiva a retenção de talentos qualificados e motivados, garantindo a continuidade e a excelência na prestação de serviços públicos, ainda mais em um mercado de TI tão forte e competitivo como é o do Recife, um dos principais polos tecnológicos do Brasil.
Para alcançar a universalização do acesso aos serviços públicos digitais, diversos desafios precisam ser superados, que transcendem as complexidades técnicas da Tecnologia da Informação e expõem questões profundas e crônicas em relação à desigualdade social brasileira. Caso contrário, muitos cidadãos ficarão à margem do Governo Digital e, consequentemente, das políticas públicas.
É urgente avançar com a Transformação Digital do setor público. É urgente conceber soluções que garantam o acesso dos serviços públicos digitais a todos os cidadãos. E é urgente também reter os talentos que fazem a Transformação Digital acontecer no miúdo do dia a dia.
Associação de Servidores de TI do Governo do Estado (Asserti-PE)
Confira também o artigo publicado no Jornal do Commercio: https://jc.ne10.uol.com.br/opiniao/artigo/2024/01/15664318-cidadania-governo-digital-e-exclusao.html