5º Simpósio de Gestão e TI reúne cerca de 200 gestores governamentais e de TI no Centro de Convenções
“Governo digital: agilidade e qualidade dos serviços à sociedade”. Este foi o tema central do 5º Simpósio de Gestão & TI do Governo de Pernambuco, promovido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), nesta segunda (14/12), no Centro de Convenções. O evento reuniu quase 200 gestores públicos e profissionais de TI do Estado. “O objetivo do Simpósio foi reunir os gestores para juntos melhorarmos os serviços oferecidos pelo Governo à população, através do uso da Tecnologia da Informação”, explica o presidente da ATI, Romero Guimarães.
“O papel do governo é fazer com que a sociedade funcione. Portanto, é preciso estar atento aos serviços de performances de inovações com visões de mundo entre a organização e o usuário, colaborando como inovação e alterando o mercado, através da mudança de comportamento dos perfis”, ratificou o professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Sílvio Meira, durante sua palestra.
Sílvio Meira disse ainda que “A ATI é essencial para o Estado. Já faz muita coisa dentro desse futuro competitivo digital, tanto para o cidadão, quando para os órgãos. Por isso, é importante investir na habilitação da estrutura dos seus servidores e nas performances de inovações. A inovação cria novas tecnologias, novas categorias com produtos e serviços para atender à população. Criatividade, inovação e empreendedorismo transformam o espaço da crise em oportunidade, gerando negócios inovadores de crescimento empreendedor”.
E esse é o mote da gestão da ATI para os próximos três anos, segundo o presidente. “Vamos focar no atendimento ao Cidadão; na desburocratização e agilização dos serviços; na aproximação com os ecossistemas de TI de Pernambuco; na estruturação de Informações e Sistemas; e ainda no alinhamento com a Secretaria de Administração e Governo”, garantiu Romero.
Outro destaque do Simpósio foi o case de Business Intelligence (SAPM), o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná, apresentado pelo diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Leite. A plataforma implantada na prefeitura de Curitiba no ano de 2015, que lhe deu o título de cidade mais digital do País por duas vezes, foi levada para o Governo Estadual em 2011. “Hoje não há nenhum serviço no Governo do Paraná que não utilize a tecnologia. Os governos têm que ser melhorados sempre. E não há outro caminho que não seja com o uso da tecnologia”, garante.
Na ocasião também proferiram palestras o diretor de negócios da empresa de consultoria norte-americana Gartner, Ronaldo Abath, sobre o tema “Tendências em Governo Digital”, e o gerente de contas norte/nordeste da multinacional Fortinet, Luiz Ribeiro.